Verdade ou Mentira que governador Rui Costa pediu para prefeita de Porto Seguro ‘inventar’ 200 casos de coronavírus?

Vídeo de reunião virtual circula na internet acompanhado

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o governador da , (PT), durante uma reunião virtual. Legendas afirmam que ele foi filmado sem saber e que as imagens revelam um pedido à prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD-BA), para “arrumar” 200 casos de e, assim, receber dinheiro do governo federal. É #FAKE.

A mensagem usa um trecho do vídeo em que o governador menciona dados estatísticos para projetar o atendimento à população e fala da relação entre a proporção de leitos de UTI e o número de infectados. Em nenhum momento, ele faz qualquer pedido para que casos sejam “inventados”.

Veja vídeo:

Além disso, a reunião não foi feita apenas com a prefeita de Porto Seguro e não houve nenhum flagrante. Na verdade, havia outros prefeitos do extremo Sul do estado presentes à videoconferência, realizada na semana passada. Além de Cláudia Oliveira, estavam no encontro, por exemplo, os prefeitos de Belmonte, Eunápolis, Itabela, Itapebi, Santa Cruz Cabrália, Itamarajú, Medeiros Neto, Prado e Teixeira de Freitas.

Rui Costa fez outras duas videoconferências com prefeitos das regiões do Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul e com prefeitos da região Sul.

“O vídeo não tem nada demais”, afirma o governador. Ele fez um desmentido em seu perfil no Facebook. “A milícia digital da #fakenews é uma quadrilha que destrói o país. A última mentira foi com uma reunião em Porto Seguro. Denunciamos ao Ministério Público para identificar e processar criminalmente os autores. Peço que ajudem a desmentir. Já temos muito trabalho contra a #Covid19.”

A frase que é dita à prefeita durante a reunião é: “Precisava ter 200 pessoas simultaneamente ativas com a doença para ocupar os 10 leitos de UTI”. O governador não faz nenhuma associação dessa estimativa com verbas federais nem solicita alguma atitude da prefeita.

A prefeita também nega o que diz a mensagem falsa. Ela publicou a reunião em seu perfil no Facebook. “Isso é uma fraude. É fake. Uma irresponsabilidade”, afirma o secretário municipal de Comunicação, Cézar Aguiar.

Em nota, a Prefeitura de Porto Seguro diz que “repudia qualquer tipo de disseminação de , principalmente neste momento delicado de pandemia do novo coronavírus que todo o mundo está enfrentando”. “São notícias falsas que levam pânico à população e desvirtuam todo um trabalho sério que está sendo desenvolvido por aqueles que atuam em prol da sociedade”, diz o documento.

“A respeito de um vídeo criminalmente deturpado em redes sociais, envolvendo uma conversa entre o governador da Bahia, Rui Costa, e a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, cumpre-nos informar que estamos juntando forças para encaminhar para punição os responsáveis por tal desserviço. Trata-se de um crime e aqueles que cometeram devem ser penalizados com o rigor que determina a lei.”

CONCLUSÃO

É fake news! A mensagem usa um trecho do vídeo em que o governador menciona dados estatísticos para projetar o atendimento à população e fala da relação entre a proporção de leitos de UTI e o número de infectados.